Sigo com atenção o Blog Cidade de Portimão de Gonçalo Gomes, e tomo a liberdade de pegar no assunto Saberão os soberanos viver em democracia ou haverá censura em Portimão ?
Todos sabemos das dificuldades com que se deparam os Órgãos de Informação de uma maneira geral, e os Jornais Regionais ou Locais em particular, como dependem da publicidade institucional, e dos subsídios para a sua sobrevivência.
Trabalhei anos num destes jornais e, sempre me fez muita confusão ver jornalistas avençados pelas Câmaras Municipais, pelo facto de pensar que dessa forma fica comprometida a sua isenção, sob pena de estar "a morder a mão de quem lhe dá comer".
Não gostei também de ver um ex-professor, ex-advogado e ex-director de unidade fabril adquirir a maioria de um jornal local quando receou que alguma informação comprometedora chegasse às suas colunas.
Estou preocupado, de facto, se a pobreza condiciona a liberdade de expressão, da mesma forma que não aceito a ideia de que os jornais devem servir o contra-poder.
De todas as formas há sempre outros recursos e novas formas de denunciar aquilo que nos indigna, como num blog numa secção de correio de leitores de um jornal nacional, etc.
A verdade é como o azeite vem sempre ao cimo...
Sem comentários:
Enviar um comentário