quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sociedade

Família

Núcleo parental de referência, a instituição família sofreu alterações profundas no último quarto de século.
Tornou-se vulgar o conceito de família mono-parental em que um dos cônjuges, normalmente a mãe fica com a dura tarefa de educar os filhos, trabalhar para assegurar o sustento da casa, e cuidar das lides domésticas. Árdua tarefa, diria eu, que não lhe deixa espaço para cuidar da sua própria vida, e, reorganizar-se sentimentalmente, se assim o entendesse, com todos os benefícios óbvios que daí adviriam para todos.
Estas mães teriam todo direito de ser ajudadas pelo Estado, sempre que se provasse que o pai ausente não contribui de forma adequada e suficiente para proporcionar aos membros da família uma vida digna e educação. A regulação do poder paternal deve ser entendida de forma mais dinâmica e abrangente, não se cingindo a estabelecer as visitas e pensão de alimentos. Mesmo estes dois temas deviam ser revistos imediatamente a pedido de qualquer das partes.

Juventude

Que os nossos jovens representam o futuro, estamos todos de acordo. Mas sabendo isto, porque não apostamos neles, porque não lhe proporcionamos meios adequados para Educação, Formação Profissional, e integração no mercado de trabalho?
Porque não lhes facilitamos a criação de micro-empresas relacionadas com as suas áreas, porque não pomos a funcionar convenientemente todos os CACE's, sem burocracias exageradas, porque não apoiamos a criação de pólos tecnológicos ligados ás universidades e escolas, porque não se estabelecem parcerias que verdadeiramente criem novas oportunidades de emprego e desenvolvimento regional?

Violência de Género

Verdadeira chaga social, a violência no seio familiar reveste-se de um significado alarmante porquanto acontece justamente num ambiente onde era suposto prevalecerem os afectos, onde supostamente estariam a salvo de qualquer ameaça, e protegidos por aqueles que afinal um dia poderão ser os seus carrascos.
Urge então criar oportunidades aos agressores de se tratarem convenientemente, e sobretudo proporcionar às vítimas todos os meios de denúncia e socorro, sem hesitações porque a vida desta gente pode depender da prontidão da ajuda.



Natalidade

Cada dia, cada minuto, por assim dizer, assistimos ao envelhecimento da nossa população veja aqui:
http://www.breathingearth.net/

Passem o rato por cima dos países e vejam os dados da mortalidade e natalidade




Sem comentários: