sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Porque Hoje é Sexta-Feira

Sexta-Feira foi desde que se instituiu a semana inglesa o dia mais desejado pelos trabalhadores, passando a ser igualmente ansiosamente esperado pelos patrões embora por diferentes razões;

Para os trabalhadores:

- "nunca mais é sexta, esta semana estou exausto"
- "finalmente é sexta estou de fim de semana"

De volta a vida social e familiar sim porque alguns, ao longo da semana, saem de casa e despedem-se com uma vista de olhos aos filhos, que muitas vezes ainda dormem, voltam a vê-los no final do dia, depois do pesadelo dos transportes públicos ou das filas intermináveis.
Uns embrenhados em preparar o dia seguinte, fazendo -os trabalhos de casa- denominação abusiva para uma panóplia de matéria que por falta de tempo não lhes foi ministrada e explicada convenientemente na escola. Muitas vezes nem sequer aflorada. Evidentemente que para aqueles com mais dificuldades de aprendizagem, e sem recursos económicos para pagar um explicador, esta situação há-de afoga-los em dúvidas que os atirará para o grupo dos mal sucedidos
Enquanto outros, os pais, esgotados do seu dia de trabalho têm pouca disponibilidade para ajudar nessa tal missão de preparar os filhos em casa, sendo igualmente verdade que uma grande parte não possuem conhecimentos para tal. A tudo isto há que acrescentar a labuta das Mulheres trabalhadoras fora do lar (quase todas)que têm ainda que arcar com todas as tarefas domésticas.
Com este tipo de vivências, a que há ainda que juntar as preocupações com falta de dinheiro suficiente para fazer face às despesas elementares, como poderemos esperar que: Os Jovens sejam bons estudantes, os Pais trabalhadores empenhados, motivados e produtivos. Pior que isso, como podemos pedir a esta gente que vive na corda bamba que não consuma drogas, alcool, e comprimidos para adormecer, que pague impostos e não espere do Estado uma contrapartida???

Para os Patrões

Sexta-feira passou a ser também um dia especial, porque:

- Ao fim-de-semana os Bancos estão encerrados não têm o Gestor de Conta a ligar avisando que a Conta está a descoberto;
- As finanças também não trabalham por isso é pouco provável que apareçam a fazer-lhes uma penhora;
- Para muitos -comércio e restauração- são dias de fazer algum negócio;
- Para outros, dias de descanso, em que não acumularão mais prejuízos

Claro está que este texto se refere a pessoas normais, que vivem do seu trabalho, ou negócio.

Sem comentários: