sábado, 27 de março de 2010

Seat-Bikes em Mulhouse-Alsace

Ideias originais de como promover a sua empresa ou actividade, de forma inesquecível, proporcionando um agradável passeio nestas confortáveis seat-bikes

Gripe A -Menos mortes que gripe sazonal

Vírus, que matou 122 pessoas em Portugal, "eclipsou-se"

 Tal como havíamos previsto nos artigos que, então, geraram alguma controvérsia, afinal a montanha pariu um rato e os governos lá gastaram uns milhões que podiam ser canalizados para acção social numa época de crise como a que vivemos...

Eclipse segundo Destakes

sexta-feira, 26 de março de 2010

Portimão - Com filtros???

Sigo com atenção o Blog Cidade de Portimão de Gonçalo Gomes, e tomo a liberdade de pegar no assunto  Saberão os soberanos viver em democracia ou haverá censura em Portimão ?
Todos sabemos das dificuldades com que se deparam os Órgãos de Informação de uma maneira geral, e os Jornais Regionais ou Locais em particular, como dependem da publicidade institucional, e dos subsídios para  a sua sobrevivência.

Trabalhei anos num destes jornais e, sempre me fez muita confusão ver jornalistas avençados pelas Câmaras Municipais, pelo facto de pensar que dessa forma fica comprometida a sua isenção, sob pena de estar "a morder a mão de quem lhe dá comer".

Não gostei também de ver um ex-professor, ex-advogado e ex-director de unidade fabril adquirir a maioria de um jornal local quando receou que alguma informação comprometedora chegasse às suas colunas.

Estou preocupado, de facto, se a pobreza condiciona a liberdade de expressão, da mesma forma que não aceito a ideia de que os jornais devem servir o contra-poder.

De todas as formas há sempre outros recursos e novas formas de denunciar aquilo que nos indigna, como num blog numa secção de correio de leitores de um jornal nacional, etc.

A verdade é como o azeite vem sempre ao cimo...

domingo, 21 de março de 2010

Os Olhos

Primeiro Contacto
Porque os Olhos nos transmitem a primeira impressão, que se quer boa, o Blog sofreu uns retoques, que, espero sejam do vosso agrado

sábado, 20 de março de 2010

Portimão - Custos do Desenvolvimento

O desenvolvimento da Cidade de Portimão nos últimos anos criou fortes expectativas, nos seus munícipes e na comunidade em geral, quanto ao futuro, criando novas necessidades e exigências por parte destes em relação ao poder local.

A crise internacional influenciou negativamente os resultados obtidos pelo sector do turismo, principal impulsionador da economia local, tendo provocado um decréscimo significativo no Orçamento da Edilidade; para tal contribuiu igualmente a recessão económica, a quebra do investimento quer das empresas quer das famílias - os primeiros não criando novo emprego e os segundos restringindo o consumo e o investimento imobiliário- e do próprio Governo.

Por estas razões, não há Orçamento nem Planos de Actividades que se aguentem com todas estas contrariedades, daí resultando compreensivelmente algum desconforto ou descrédito das populações. É, especialmente, nestas alturas que os assessores de imprensa justificam os seus honorários, fazendo chegar às populações informação credível sobre toda esta problemática e as soluções que vão sendo encontradas, evitando especulações e aproveitamentos políticos.

O desenvolvimento caminha lado-a-lado com outros tantos novos problemas como o aumento da criminalidade, do consequente sentimento de insegurança, e o surgimento de novas comunidades que é necessário inserir.
Este é certamente um trabalho que envolve Câmara, Forças de Segurança, Associações Empresariais e todos os parceiros sociais que possam contribuir com o seu conhecimento, a sua experiência e vontade de servir a comunidade.
Muito deste trabalho exige discrição, e, é trabalho demorado e continuado, que a seu tempo chegará a  público.

O trabalho desenvolvido exige um crédito de confiança que os Portimonenses certamente saberão depositar nas mãos dos responsáveis pela tarefa nada simples de inverter o rumo dos últimos acontecimentos. 

domingo, 14 de março de 2010

Integração Social




A integração das Comunidades Imigrantes reveste-se de uma importância fulcral no bem-estar social, no combate à exclusão e à marginalização dessas comunidades, que se reflecte, mais cedo ou mais tarde, numa maior harmonia social e convivência pacífica, com benefícios para todos.


O mesmo se aplica, naturalmente, para as comunidades naturais mais desfavorecidas, no que respeita à sua integração em meios sociais que lhes promovam uma natural melhoria das suas condições de vida, nas vertentes habitacionais de educação e convívio social.


O aquartelamento destas franjas sociais em bairros desfavorecidos, onde, por norma já existem graves problemas sociais, em nada beneficiará nem os visados nem a comunidade en geral, já que, resulta quase invariavelmente na criação de guetos.


A experiência dos vários governos Europeus, e não só, quanto a esta realidade devia servir de base a um trabalho mais empenhado no estudo de soluções apoiadas nos resultados conseguidos, óbviando assim a repetição dos mesmos erros no futuro, ou, por outro lado, a adopção das medidas de sucesso entretanto implementadas.

terça-feira, 9 de março de 2010

Pedro Passos Coelho

Mudar

Vivemos, em quase todo o mundo, uma crise acentuada. À superfície, esta crise global tem uma feição económica e social que associamos à crise financeira despoletada pelo subprime há cerca de ano e meio. Mas sabemos que, no fundo, ela esconde um conjunto de transformações muito mais vasto que vem afectando todo o mundo. Significa isto que, mesmo quando conseguirmos ultrapassar as dificuldades da crise económica que emergiu com a crise financeira, teremos de enfrentar novos problemas que estão a desenvolver-se lentamente desde há alguns anos e que representam o despontar de alterações importantes nas nossas sociedades - desde o modo como é criada a riqueza e os novos (des)equilíbrios entre aqueles que disputam o crescimento económico, passando pela forma como encaramos o papel dos Estados e das suas instituições tradicionais ou como organizamos a nossa vida e a projectamos com as novas gerações, e até aos aspectos ligados à sustentabilidade da exploração dos recursos naturais.
 Extraído de:Mudar - Pedro Passos Coelho
Depois de um Senhor na Política que dava pelo nome de Francisco Sá Carneiro, muitos Portugueses desacreditaram que alguma vez pudesse voltar alguém com esse carisma e vontade de servir o País.

Pois bem, em momentos difíceis como o que vivemos, apenas os melhores se atrevem a segurar o leme e colocar-se ao serviço daquilo em que acreditam.

Portugal precisa de gente determinada em assumir responsabilidades, mas sobretudo de gente com coragem de cortar com o passado e assumir riscos, que arrume a casa e nos devolva a esperança.

Sobretudo em nome das gerações mais jovens, dos meus filhos e netos...

Força Pedro!!!!

Política - Pedro Passos Coelho

Sobre Pedro Passos Coelho

Leia aqui algo mais sobre a Biografia e sobre o Livro

domingo, 7 de março de 2010

Blogosfera - Que rumo?

Criar um blog está ao alcance de qualquer, mesmo dos pouco vistos nestes assuntos, e, tornou-se quase obrigatório para os profissionais da área, para jornalistas, políticos, e quase todos os que frequentam a rede e pensam assim poder rentabilizar o espaço e fazer algum dinheiro; Não faltam receitas para esse fim.

No  entanto, acredito que muitos, ainda, querem apenas compartilhar o seu espaço com os visitantes/leitores, opinar sobre os mais diversos assuntos, e, mais não esperam do que, na melhor das hipóteses receber algum feed-back da parte dos seus leitores, muitas vezes para perceberem até que ponto os seus interesses e as suas preocupações são igualmente importantes para alguém, e promover a troca de opiniões sobre esses assuntos.

Esta é no entanto a parte mais difícil de conseguir, porque mesmo aqueles que nos lêem, raramente desperdiçam o seu precioso tempo a fazer comentários, nem mesmo a classificar o que leram.

Para quem não tem interesses mercantilistas, o mais importante seria obter algum eco, mas para isso há que escolher meticulosamente os tema abordados, de forma a interessar e fidelizar os leitores; Fácil seria optar por temas sensacionalistas ou polémicos que atrairiam mais visitantes.

O Pedrada no Charco seguirá sendo apenas a minha sebenta, mantendo a ideia original e melhorando aquilo que a cada momento nos pareça adequado.