terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia "Mundial" da Criança

Ilustração GI

Em Portugal, o dia das crianças é festejado em 1 de Junho, pois o mês de Maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de Junho de 1950.
O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.[1] Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país
 Fonte: wikipedia

As Crianças representam a esperança, por serem as gerações futuras, a que,temos hoje o dever de ajudar a crescer em harmonia,  proporcionando-lhe bem-estar, educação, saúde e as melhores condições de evolução e desenvolvimento como seres humanos livres e potencialmente felizes.

Do investimento que fizermos para disponibilizar-lhes tudo isto, aliado aos afectos que lhes dispensarmos, à atenção com que observarmos o seu comportamento, e  da nossa própria capacidade de adaptação aos novos tempos, dependerá, em grande parte o sucesso que alcançarão, e, o mais importante de tudo, os seres humanos em que se tornarão.

Quando se fala de crianças, a primeira ideia que nos ocorre é, sem dúvida, o flagelo da fome e a miséria em que vivem a maioria das crianças nos Países do "terceiro mundo", o trabalho infantil a que muitos se vêm obrigados, e o abandono de tantas crianças, que é hoje, inaceitável e condenável, embora compreensível pela grande miséria moral e económica, que quase sempre, está na sua origem.

As nossas crianças, os nossos filhos, são o nosso maior motivo de orgulho, por eles daremos a vida se necessário, revemos-nos nos seus sucessos e sofremos com os seus desaires. Nada demais, essa é, afinal, a missão do progenitor, a  responsabilidade que assume quando decide trazer ao mundo um novo ser.

Esse orgulho multiplica-se quando chegam os netos por serem "duplamente" nossos filhos, pela experiência acumulada, pela disponibilidade e, até mesmo, porque representa um "emendar a mão" e um certo saudosismo. 

Sem comentários: