sexta-feira, 9 de abril de 2010

Férias

Ilustração:Google Images



As férias são, por enquanto, um direito dos trabalhadores, com a finalidade de retemperar energias, descansar, enfim sair do dia-a-dia de trabalho e da agitação, a que muitos chamam de stress, e, sem a qual outros não sabem viver.

Assim sendo, este período deve ser escolhido pelo trabalhador, de acordo com a sua conveniência, e proposto para aprovação à empresa até final do mês de Março.

 A verdade e que nem sempre assim acontece, sendo que os direitos do trabalhador são muitas vezes relegados para segundo plano, para acautelar interesses meramente economicistas ou de fluxo de trabalho (nem sempre reais) da empresa.

Vivemos numa época agitada em que os direitos dos trabalhadores regridem a cada ano, sem o mínimo respeito pelos direitos da família (que é sempre quem acaba prejudicada), em nome de um falso lema de competitividade que apenas pretende assegurar os lucros das empresas à custa de cada vez mais sacrifícios dos mesmos.

Enfim, nada disto nos deve espantar, dado que são, cada vez mais, os grandes grupos económicos que controlam a economia e consequente o legislador que acaba por ser , ele também, controlado por esses mesmos grupos, ou até, o que é mais grave, pertencer ao mesmo núcleo, e estar declaradamente as seu serviço.


Sem comentários: