domingo, 14 de março de 2010

Integração Social




A integração das Comunidades Imigrantes reveste-se de uma importância fulcral no bem-estar social, no combate à exclusão e à marginalização dessas comunidades, que se reflecte, mais cedo ou mais tarde, numa maior harmonia social e convivência pacífica, com benefícios para todos.


O mesmo se aplica, naturalmente, para as comunidades naturais mais desfavorecidas, no que respeita à sua integração em meios sociais que lhes promovam uma natural melhoria das suas condições de vida, nas vertentes habitacionais de educação e convívio social.


O aquartelamento destas franjas sociais em bairros desfavorecidos, onde, por norma já existem graves problemas sociais, em nada beneficiará nem os visados nem a comunidade en geral, já que, resulta quase invariavelmente na criação de guetos.


A experiência dos vários governos Europeus, e não só, quanto a esta realidade devia servir de base a um trabalho mais empenhado no estudo de soluções apoiadas nos resultados conseguidos, óbviando assim a repetição dos mesmos erros no futuro, ou, por outro lado, a adopção das medidas de sucesso entretanto implementadas.

Sem comentários: