terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Retoma da Economia Europeia

Ao contrário das previsões mais  pessimistas dos nossos economistas, talvez, porque eles próprios se sintam desacreditados, por não haver conseguido antever esta crise mundial em que mergulhamos, as economias, sobretudo a Europeia, iniciarão ainda no segundo semestre de 2010 um crescimento muito significativo, atingindo valores muito positivos, nos países mais industrializados.


A crise em que nos vimos mergulhados, resultou de negócios ruinosos dos bancos, dos seguros, e de especulações variadas que alimentaram durante os últimos anos uma economia fictícia de consumismo exagerado, de um optimismo injustificado; Os investimentos foram mal planificados o que levou ao estrangulamento de alguns sectores como a construção.


O desemprego, e as degradadas economias familiares, conduziram ao decréscimo do consumo privado, e, consequentemente a quebra de receitas do estado no que respeita à cobrança de impostos directos, sobre o trabalho e o consumo. Ao mesmo tempo, tornou-se inevitável para o estado socorrer os mais desfavorecidos, o que aumenta os gastos e se traduz num maior endividamento; Cobrando menos e gastando mais o Estado co-responsabiliza cada cidadão, a quem, na generalidade, o sobreendividamento familiar já antigira e, em condições normais esperaria um estado mais solidário que adoptasse nestes casos medidas de ajuda e protecção.


Mas, voltando ao assunto da recuperação económica, que por aí nos chegará a esperança de que tanto necessitamos, a verdade é que para que trabalha pela Europa, e acompanha estas questões com alguma atenção apercebe-se que este vai ser um ano de muito trabalho no que respeita a projectos que há anos vêm sendo adiados, e cuja execução se tornou agora urgente e incondicional.


A juntar a estes vectores a indesmentível necessidade dos governos de cada Estado Membro de apoiar e incentivar o investimento em áreas de fulcral interesse para o desenvolvimento e o crescimento sustentado da economia, nomeadamente nas áreas da energia e da tecnologia.

Sem comentários: