domingo, 7 de fevereiro de 2010

Crónica Social







"O comboio da vida", aquele que nos leva ao lugar certo, um prédio de vários andares sem elevadores de escadarias íngremes e escorregadias, "só passa uma vez" ; Perdê-lo significa ter que desfazer as malas, arregaçar as mangas e recomeçar do zero. Quantos não terão já pensado nisto nos seus momentos de introspecção, quando o mundo parece desabar-lhes em cima, e se viram confrontados com o dilema de que não podiam adivinhar o rumo dos acontecimentos, ou mesmo que, em última análise, não lhes restavam alternativas, talvez até se trate de pré-destinação!??

Mas, também pode acontecer entrarmos no dito comboio, ficar deslumbrados com o tal prédio de vários andares, sentirmos que o nosso anjo protector nos tem finalmente sobre a sua alçada, e que temos finalmente a nossa oportunidade de, com esforço e perseverança ultrapassar todas as dificuldades (as tais escadarias).

É aqui que a família assume o seu papel, se os progenitores tiverem tido a oportunidade ,ou a capacidade, de preparar convenientemente os seus educandos, de ser o seu suporte, de aconselha-los, de proporcionar-lhes informação certamente que este percurso será mais fácil e sobretudo mais seguro.
Também os cônjuges são igualmente importantes nesta cruzada, estabelecendo objectivos comuns, remando no mesmo sentido, aceitando as diferenças, sem disputas nem concorrência, fomentando a entre-ajuda e partilhando os sucessos alcançados, ou assumindo os riscos envolvidos.

A nobreza do carácter humano mede-se pela sua capacidade de desfrutar com as coisas mais simples.

Mas, a sociedade consumista em que vivemos, aquilo em que nos tornaram é afinal o contrário, somos na generalidade desmedidamente ambiciosos, egoístas, egocêntricos e revoltados por não conseguir atingir os patamares de sucesso daqueles que nos são indicados como referência, sem, no entanto nos determos para pensar à custa de quê, de quanta desgraça, estes bem sucedidos lá chegaram, ou ainda se eles próprios não continuam insatisfeitos e não almejam sempre mais, atropelando quem se atravesse no seu caminho.
Como dizia o comentador Espanhol do canal de televisão La Sexta: La vida puede ser maravillosa;
Ou, parafazeando o meu primo Zé Abenta: La Vie c'est la merde parce que toujours on mange un peaux

Sem comentários: