domingo, 30 de agosto de 2009

Gripe A - Pandemia ou Pandemónio - Vídeo

Fonte: Fórum NossoGrupo

Gripe A - Pandemia ou Pandemónio

Trata-se de um assunto de Saúde Mundial, que por isso mesmo, requer alguns cuidados nas abordagens que lhe são feitas.
Contudo, as informações disponíveis na Internet convidam-nos a uma profunda reflexão sobre tudo o que está por detrás da informação ou desinformação que nos é disponibilizada constantemente pelos nossos Órgãos de Informação e até mesmo por parte da OMS e da ONU.
É exactamente por isso, que considero importante deixar aqui alguns links que fornecem informação alarmante sobre este delicado assunto:
E, ainda o conteúdo do Fórum Nosso Grupo:
Bem, agora por favor dispensem algum do vosso tempo a consultar esta informação para poderem formular uma opinião mais esclarecida, que obviamente vos convido a partilhar aqui, se assim entenderem.
Para mim o mais importante é que não deixemos vacinar os nossos filhos, os nossos familiares, explicando-lhes porquê, e, redobrar os cuidados de higiene, e , ainda evitar a presença em lugares de potencial contágio que possamos evitar sem maiores transtornos para a nossa vida.
 

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Porque Hoje é Sexta-Feira

Sexta-Feira foi desde que se instituiu a semana inglesa o dia mais desejado pelos trabalhadores, passando a ser igualmente ansiosamente esperado pelos patrões embora por diferentes razões;

Para os trabalhadores:

- "nunca mais é sexta, esta semana estou exausto"
- "finalmente é sexta estou de fim de semana"

De volta a vida social e familiar sim porque alguns, ao longo da semana, saem de casa e despedem-se com uma vista de olhos aos filhos, que muitas vezes ainda dormem, voltam a vê-los no final do dia, depois do pesadelo dos transportes públicos ou das filas intermináveis.
Uns embrenhados em preparar o dia seguinte, fazendo -os trabalhos de casa- denominação abusiva para uma panóplia de matéria que por falta de tempo não lhes foi ministrada e explicada convenientemente na escola. Muitas vezes nem sequer aflorada. Evidentemente que para aqueles com mais dificuldades de aprendizagem, e sem recursos económicos para pagar um explicador, esta situação há-de afoga-los em dúvidas que os atirará para o grupo dos mal sucedidos
Enquanto outros, os pais, esgotados do seu dia de trabalho têm pouca disponibilidade para ajudar nessa tal missão de preparar os filhos em casa, sendo igualmente verdade que uma grande parte não possuem conhecimentos para tal. A tudo isto há que acrescentar a labuta das Mulheres trabalhadoras fora do lar (quase todas)que têm ainda que arcar com todas as tarefas domésticas.
Com este tipo de vivências, a que há ainda que juntar as preocupações com falta de dinheiro suficiente para fazer face às despesas elementares, como poderemos esperar que: Os Jovens sejam bons estudantes, os Pais trabalhadores empenhados, motivados e produtivos. Pior que isso, como podemos pedir a esta gente que vive na corda bamba que não consuma drogas, alcool, e comprimidos para adormecer, que pague impostos e não espere do Estado uma contrapartida???

Para os Patrões

Sexta-feira passou a ser também um dia especial, porque:

- Ao fim-de-semana os Bancos estão encerrados não têm o Gestor de Conta a ligar avisando que a Conta está a descoberto;
- As finanças também não trabalham por isso é pouco provável que apareçam a fazer-lhes uma penhora;
- Para muitos -comércio e restauração- são dias de fazer algum negócio;
- Para outros, dias de descanso, em que não acumularão mais prejuízos

Claro está que este texto se refere a pessoas normais, que vivem do seu trabalho, ou negócio.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Políticas de Fiscalidade

O Estado tem a função de cobrar impostos, ao contribuinte individual, relativamente aos seus rendimentos de trabalho, capitais, consumo entre outros menos importantes ao cidadão comum, com a intenção de fazer a sua redistribuição, ou seja facultar melhores condições de vida, educação, saúde,e bem estar social de uma forma geral

Agora vejamos o que na verdade sucede:
Os trabalhadores por conta de outrem estão sujeitos a taxas obrigatórias, escalonadas de acordo com o rendimento mensal e o seu agregado familiar;
Vêm mensalmente retido o imposto devido e no final do ano fiscal entregam a sua declaração de rendimentos, sobejamente conhecidos, da administração fiscal, uma vez que as empresas estão obrigadas a declarar os rendimentos pagos ou postos à disposição de todos os seus trabalhadores ou colaboradores.
Já os trabalhadores por conta própria, aqui se incluem (Engenheiros,Arquitectos, Advogados, Médicos, Economistas, etc.) serão taxados pelo resultado apresentado.
Significa isto que temos duas qualidades de contribuintes, esta gente tem um sem número de despesas contabilizáveis e aceitáveis como custo, que são nem mais nem menos que tem um trabalhador normal, que não pode deduzi-las, pelo menos equitativamente. Como se isto não fosse suficiente temos que todas estas classes profissionais não tem qualquer controle (fiscalização entenda-se)quanto à emissão de documento de quitação no momento em que lhes pagamos um serviço. Não emitindo documento não há lugar a pagamento de IVA nem de IRS. Quantas vezes não somos confrontados com o desplante da exigência de um valor superior pelo facto de exigirmos o tal Recibo?!
De notar ainda que o tratamento dispensado a estes "senhores" em caso de incumprimento das suas obrigações fiscais é distinto conforme o status social. Podem ainda pagar experimentados Advogados que conhecem os furos da lei e a melhor forma de conseguir defende-los.
Como nota final realço ainda o facto de a redistribuição ser apenas de uma parte dos nossos penosos impostos uma vez que a pesada e ineficiente máquina do Estado absorve parte significativa desse dinheiro, e outra boa parte ser desperdiçada em operações de "nacionalizações" de interesse duvidoso salvando bancos mal administrados e, permitindo o pagamento de chorudas indemnizações e outras regalias "vergonhosas" e "insultuosas" para o vulgar contribuinte

sábado, 22 de agosto de 2009

Portimão

Câmara Municipal de Portimão: "2009-08-18 a 2009-08-23
Portimão recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o circuito líder de regatas mundiais, este ano com a novidade de juntar duas classes: a TP52 e a GP2. O Circuito Audi MedCup representa, hoje, o topo do desporto da vela, atraindo os melhores desenhadores, velejadores e técnicos."

Carregue no link e veja outras actividades

Guga & Tim

Narsas Team
Os nossos heróis

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pinóquio

Um dia a história escrever-se-à
e perceberemos que tal como Pinóquio ensinou meninos a ler sem nunca ter verdadeiramente aprendido...
Também esta figurinha aqui representada, dirigiu os destinos de um País sem ter a mínima ideia de como isso se pode fazer!!!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sociedade

Família

Núcleo parental de referência, a instituição família sofreu alterações profundas no último quarto de século.
Tornou-se vulgar o conceito de família mono-parental em que um dos cônjuges, normalmente a mãe fica com a dura tarefa de educar os filhos, trabalhar para assegurar o sustento da casa, e cuidar das lides domésticas. Árdua tarefa, diria eu, que não lhe deixa espaço para cuidar da sua própria vida, e, reorganizar-se sentimentalmente, se assim o entendesse, com todos os benefícios óbvios que daí adviriam para todos.
Estas mães teriam todo direito de ser ajudadas pelo Estado, sempre que se provasse que o pai ausente não contribui de forma adequada e suficiente para proporcionar aos membros da família uma vida digna e educação. A regulação do poder paternal deve ser entendida de forma mais dinâmica e abrangente, não se cingindo a estabelecer as visitas e pensão de alimentos. Mesmo estes dois temas deviam ser revistos imediatamente a pedido de qualquer das partes.

Juventude

Que os nossos jovens representam o futuro, estamos todos de acordo. Mas sabendo isto, porque não apostamos neles, porque não lhe proporcionamos meios adequados para Educação, Formação Profissional, e integração no mercado de trabalho?
Porque não lhes facilitamos a criação de micro-empresas relacionadas com as suas áreas, porque não pomos a funcionar convenientemente todos os CACE's, sem burocracias exageradas, porque não apoiamos a criação de pólos tecnológicos ligados ás universidades e escolas, porque não se estabelecem parcerias que verdadeiramente criem novas oportunidades de emprego e desenvolvimento regional?

Violência de Género

Verdadeira chaga social, a violência no seio familiar reveste-se de um significado alarmante porquanto acontece justamente num ambiente onde era suposto prevalecerem os afectos, onde supostamente estariam a salvo de qualquer ameaça, e protegidos por aqueles que afinal um dia poderão ser os seus carrascos.
Urge então criar oportunidades aos agressores de se tratarem convenientemente, e sobretudo proporcionar às vítimas todos os meios de denúncia e socorro, sem hesitações porque a vida desta gente pode depender da prontidão da ajuda.



Natalidade

Cada dia, cada minuto, por assim dizer, assistimos ao envelhecimento da nossa população veja aqui:
http://www.breathingearth.net/

Passem o rato por cima dos países e vejam os dados da mortalidade e natalidade




domingo, 16 de agosto de 2009

Políticas de Segurança

A criminalidade violenta que tem sido notícia nos últimos dias, é sem dúvida preocupante, e não é um exclusivo nosso. Importa então tomar medidas urgentes para combater mais este problema social.
A melhor forma de atacar os problemas é fazendo uma análise cuidada do que os origina, então teremos aqui já alguns elementos fundamentais:
- Estes criminosos não falam um português correcto;
- Não lhes interessa bens "ouro ou jóias" somente dinheiro;
- Usam de extrema e desnecessária violência;
- Vigiam as suas vítimas com o objectivo de determinar os seus hábitos e rotinas, e, bem assim, o seu potencial interesse;
- Praticam actos isolados "assim parece ser", numa determinada zona, saltando de imediato fora, com o intuito deliberado de dificultar a investigação.
Em face destes vectores conhecidos não será difícil estabelecer um perfil.
Tenho para mim que se trata de estrangeiros ilegais sem paradeiro fixo, nem autorização de residência, que se movimentam livremente por toda a Europa, aproveitando a livre circulação "fronteiras abertas".
Pois então, Senhores do SEF peçam ajuda ás outras forças de segurança e fiscalizem (mas a pente fino) as fronteiras, locais onde eventualmente haja uma maior concentração de imigrantes, e peçam ajuda aos nossos vizinhos Espanhóis, que estão desde há muito empenhados em resolver o mesmo problema, e terão com toda a certeza trabalho de casa que poderá ajudar e muito.
Igualmente importante seria fiscalizar aqueles que tendo obtido documentação para permanecer no nosso país, ficaram sem os seus empregos ou por qualquer outro motivo deixaram de reunir os pressupostos que levaram a essa decisão.

Políticas de Emprego

O investimento das famílias numa formação de nível superior para os seus filhos, não encontra correspondência relativamente ás políticas de emprego desenvolvidas pelos nossos governantes. São cada vez mais os jovens com cursos universitários que não encontram colocação no mercado de trabalho, não só no que se refere às suas áreas, como mesmo em qualquer ocupação que lhes permita um mínimo de independência enquanto procuram melhores soluções. Casos há até, em que a sua formação é factor negativo na avaliação das candidaturas.
Este assunto é tanto mais preocupante, quanto é sabido que a Segurança Social subirá a idade de reforma até ao máximo, sob a escusa de uma maior esperança de vida das populações, ocultando a verdadeira razão,falta de fundos, muitas vezes resultado de má gestão.
Numa época em que o mais importante para a economia, das empresas como do estado, parece ser a competitividade e a produtividade, aliadas a uma gestão austera e responsável, não seria melhor encontrar soluções que permitissem renovar toda a estrutura, com gente muito mais bem preparada, com ideias novas, novos métodos de gestão?!
Pois então, porque continuamos a deixar que os nossos políticos e os nossos gestores actuais que já provaram não ser capazes de fazer melhor que esta lamentável pobreza encapotada, continuem a decidir o nosso futuro, e pior, a hipotecar o futuro dos nossos filhos?
É que, a verdade é só uma, esses senhores são como os sargentos despenseiros "levam a melhor parte para casa" e.. a tropa que se lixe.