quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sete Vezes Sete


Cronologia da Vida


A vida desenrola-se em ciclos de sete anos.
Aos sete anos damos o primeiro passo em direcção à aprendizagem, abandonamos a fase das brincadeiras a tempo inteiro, começamos a entender o que são responsabilidades, horários, deveres, somos confrontados com um mundo até então desconhecido, mas fascinante; entramos para a escola do ensino básico.
Aos Catorze sentimos uma pressa imensa de viver, de crescer, a sexualidade toma contornos mais claros, a personalidade assume o papel da maqueta, ainda a tempo de alguns ajustes. Entramos definitivamente no processo educacional e de formação.
Aos vinte um estamos prontos do ponto de vista da nossa preparação, era nesta fase que normalmente se cumpria serviço militar, o que significava um enorme volte-face na vida de muitos e uma nova oportunidade na de outros tantos. Sentimos que o mundo gira à nossa volta, temos a cebeça cheia de projectos, e energia de sobra para levá-los avante.
Aos vinte oito definitivamente os estudoos ficaram para trás, a vida laboral começa a estabilizar, era então tempo de casamento, hoje mais de união de facto. Outra meta, para a grande parte, alcançada.
A família crescerá então, e, com ela as responsabilidades.
Aos trinta e cinco acontece normalmente uma de duas coisas, ou a consolidação das carreiras profissionais, ou, ao invés, a última tentativa de encontrar aquele emprego que nos traga relaização pessoal, e, se ajuste à formação e experiência adquiridas.
Aqui acontecem grande parte dos divórcios ou separações.
Aos quarenta e dois damo-nos conta de que já não somos mais jovens, começamos a ter receio do dia de amanhã, relativamente ao emprego, à família, preocupações com a saúde, com as inseguranças no geral, porque já não temos a mesma energia para recomeçar tudo de novo.
Aos quarenta e nove sentimo-nos perdidos, não estamos velhos mas parecemos, não somos inúteis mas acham-nos, a experiência e sabedoria acumuladas são quase sempre ignoradas, já não somos desta era. Continuamos a sonhar, mas agora. com algo melhor para os nossos filhos e netos.

Sem comentários: