domingo, 16 de agosto de 2009

Políticas de Segurança

A criminalidade violenta que tem sido notícia nos últimos dias, é sem dúvida preocupante, e não é um exclusivo nosso. Importa então tomar medidas urgentes para combater mais este problema social.
A melhor forma de atacar os problemas é fazendo uma análise cuidada do que os origina, então teremos aqui já alguns elementos fundamentais:
- Estes criminosos não falam um português correcto;
- Não lhes interessa bens "ouro ou jóias" somente dinheiro;
- Usam de extrema e desnecessária violência;
- Vigiam as suas vítimas com o objectivo de determinar os seus hábitos e rotinas, e, bem assim, o seu potencial interesse;
- Praticam actos isolados "assim parece ser", numa determinada zona, saltando de imediato fora, com o intuito deliberado de dificultar a investigação.
Em face destes vectores conhecidos não será difícil estabelecer um perfil.
Tenho para mim que se trata de estrangeiros ilegais sem paradeiro fixo, nem autorização de residência, que se movimentam livremente por toda a Europa, aproveitando a livre circulação "fronteiras abertas".
Pois então, Senhores do SEF peçam ajuda ás outras forças de segurança e fiscalizem (mas a pente fino) as fronteiras, locais onde eventualmente haja uma maior concentração de imigrantes, e peçam ajuda aos nossos vizinhos Espanhóis, que estão desde há muito empenhados em resolver o mesmo problema, e terão com toda a certeza trabalho de casa que poderá ajudar e muito.
Igualmente importante seria fiscalizar aqueles que tendo obtido documentação para permanecer no nosso país, ficaram sem os seus empregos ou por qualquer outro motivo deixaram de reunir os pressupostos que levaram a essa decisão.

Sem comentários: